Esse hormônio sobe na adolescência e fica alto durante toda a vida do homem, entretanto lá pelos cinquenta anos de idade começa uma redução lenta e progressiva que não é caracterizada como doença. A disfunção erétil consiste pela complexidade de conseguir ou conservar a ereção ao longo das relações sexuais. Entende-se por disfunção erétil a incapacidade de se obter ou manter uma ereção adequada pra prática da conexão sexual.
Podemos reconhecer diferenças significativas entre os dois grupos quanto à disfunção sexual primária, tempo de disfunção, tempo que levou até buscar auxílio médica, se já fez uso de um tipo de medicamento como estimulante sexual, ansiolíticos ou antidepressivos, se retém parceira fixa e com que realizou tua primeira conexão sexual.
Quanto ao grau de escolaridade, um membro (2,4%) tinha ensino médio incompleto, onze membros (26,2%) possuíam ensino médio completo, 11 (26,2%) cursaram superior incompleto, 15 (35,7%) completaram o ensino superior, um (2,4%) fez pós-graduação incompleta e três (7, 1%) concluíram pós-graduação. Na América Latina, o estudo de Morillo (2002) realizado na Colômbia, no Equador e pela Venezuela, apontou índice de 53,4% de DE nos participantes dos três países em conjunto.